ligue-nos agora

Sobre nós

Fundada em 1982, em Viana do Castelo, a Cadilhe & Santos é líder mundial na fabricação de redes em poliamida e monofilamentos.

Endereço

Siga-nos

NetTag+ recupera redes de pesca perdidas e evita lixo marinho

A Cadilhe & Santos contribui para o desenvolvimento de etiquetas inteligentes que revolucionam a forma como localizamos e recuperamos artes de pesca perdidas.
Previous slide
Next slide
projeto NetTag+

Um oceano mais saudável

Todos os anos, toneladas de artes de pesca acabam no oceano, prejudicando a vida marinha e afetando o setor das pescas. A chave para a mudança reside no acompanhamento em tempo útil e na recolha dessas artes.

Através de sinergias entre a indústria pesqueira, cientistas e ONGs, o projeto NetTag+ fornece um portefólio de soluções inovadoras, inteligentes e sustentáveis para lidar com os impactos negativos das artes de pesca abandonadas, perdidas ou descartadas (ALDFG) na vida e nos habitats marinhos.

O projeto NetTag+ passa por projetar e desenvolver equipamentos para barcos de pesca, nomeadamente tags (etiquetas) acústicas afixadas às artes de pesca e a veículos autónomos com o objetivo de recuperar redes de pesca e evitar a propagação de lixo marinho.

Dado que as ondas de rádio são absorvidas pela água do mar, a única tecnologia viável para localizar um dispositivo subaquático é a comunicação acústica, ou seja, por ondas sonoras. Com um emissor-recetor acústico subaquático, as tags são fixadas nas artes de pesca como uma solução sustentável, inovadora e de baixo custo para aprimorar o mapeamento, o rastreamento e a posterior recuperação mesmo após condições climatéricas adversas. Financiado pela UE, o projeto reside num consórcio de 15 parceiros de sete países diferentes, com uma forte colaboração entre o meio académico e a indústria.

Soluções tecnológicas concebidas para evitar a perda de Artes de Pesca

Desenvolvemos tecnologia para a deteção de ALDFG, bem como para a avaliação das artes de pesca, de modo a prevenir, evitar e mitigar os seus impactos ambientais nocivos. A Cadilhe & Santos está também envolvida em atividades de sensibilização, exploração, divulgação e comunicação dos resultados do projeto.