ligue-nos agora

Sobre nós

Fundada em 1982, em Viana do Castelo, a Cadilhe & Santos é líder mundial na fabricação de redes em poliamida e monofilamentos.

Endereço

Siga-nos

Rede biodegradável Bio Net: o futuro para o nosso mar

Tecnologias inovadoras que possibilitam a criação de redes de pesca biodegradáveis para dotar os pescadores de recursos sustentáveis.
Previous slide
Next slide
programa ambiental

Rede amiga do ambiente

Com o abandono das redes em alto mar, multiplicam-se as "redes fantasma" à deriva nos oceanos. A esta situação acresce o aumento de materiais sintéticos, bem como a expansão da atividade piscatória. Em consequência, a ingestão de detritos, tais como plásticos e artes de pesca – onde se inserem redes em fim de vida, linhas de pesca, armadilhas e outros lixos –, pode ser fatal para as espécies marinhas.

Em virtude de uma crescente consciência pela integridade dos ecossistemas marinhos, a Cadilhe & Santos decidiu investir em medidas de prevenção de riscos ambientais e socioeconómicos. É o caso das novas redes de pesca biodegradáveis, um projeto piloto atualmente em desenvolvimento dentro de portas.

Segundo o Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP), estima-se que, em todo o mundo, existem cerca de 640.000 toneladas de redes fantasma perdidas todos os anos de forma acidental ou deliberada. Além do descarte intencional destes materiais, também a sua má condição ou fatores meteorológicos podem levar ao abandono involuntário das artes de pesca devido ao eventual perigo que as embarcações podem encarar durante a sua remoção.

Adicionalmente, as artes de pesca à deriva podem causar alterações ao nível do ambiente marinho, aumentando os riscos para a navegação (por exemplo, acidentes e danos) e, ainda, aproximando das praias espécies invasoras.

Redes biodegradáveis inovadoras para uma pesca sustentável em Portugal e no mundo

É cada vez mais urgente avaliar o potencial dos materiais biodegradáveis na indústria pesqueira. À vista disso, a rede Bio Net poderá ser uma alternativa segura em prol da conservação da vida animal, capaz de honrar as artes de pesca e, em simultâneo, minimizar danos provocados por este setor ao meio ambiente.