Rede biodegradável Bio Net: o futuro para o nosso mar
Rede amiga do ambiente
Com o abandono das redes em alto mar, multiplicam-se as "redes fantasma" à deriva nos oceanos. A esta situação acresce o aumento de materiais sintéticos, bem como a expansão da atividade piscatória. Em consequência, a ingestão de detritos, tais como plásticos e artes de pesca – onde se inserem redes em fim de vida, linhas de pesca, armadilhas e outros lixos –, pode ser fatal para as espécies marinhas.
Em virtude de uma crescente consciência pela integridade dos ecossistemas marinhos, a Cadilhe & Santos decidiu investir em medidas de prevenção de riscos ambientais e socioeconómicos. É o caso das novas redes de pesca biodegradáveis, um projeto piloto atualmente em desenvolvimento dentro de portas.
Segundo o Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP), estima-se que, em todo o mundo, existem cerca de 640.000 toneladas de redes fantasma perdidas todos os anos de forma acidental ou deliberada. Além do descarte intencional destes materiais, também a sua má condição ou fatores meteorológicos podem levar ao abandono involuntário das artes de pesca devido ao eventual perigo que as embarcações podem encarar durante a sua remoção.
Redes biodegradáveis inovadoras para uma pesca sustentável em Portugal e no mundo